sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Ana Terra - O Tempo e o Vento

  Hoje está sendo lançado no cinema o longa brasileiro O Tempo e o Vento, filme inspirado no livro homônimo de Érico Veríssimo. O livro é dividido em três partes (O Continente, O Retrato e O Arquipélago), e conta a história da formação do Rio Grande do Sul.
  Uma história de muitas lutas e amores que tem como eixo a família Terra-Cambará. Toda a trama é muito instigante e envolve o leitor do começo ao fim. Porém, a personagem mais marcante, na minha opinião, é Ana Terra que, inclusive, intitula o segundo capítulo de O Continente.
  Ana, no começo da saga, é uma moça de 25 anos que ainda não tinha se casado e vive com seus pais  e seus irmãos no silêncio e na solidão de uma estância. Certo dia ela encontra ferido nas terras de seu pais o índio Pedro Missioneiro, que havia fugido de um ataque ao Sete Povos das Missões. O índio começa a viver na estância e Ana se apaixona por ele e acaba engravidando. Seus irmãos matam Pedro quando a família descobre a gravidez.
  A personagem Ana Terra se transforma em uma mulher forte, lutadora, forjada nas durezas da vida e é a matriarca inspiradora, principalmente como mãe,  dos Terra-Cambará. Na verdade, toda a obra é permeada por mulheres fortes e batalhadoras, e têm ligação direta com o título da trilogia de Érico. Elas são o Vento, o vento vai e volta, é tranquilo, às vezes fortes demais, mas sempre estão lá, deixando sua marca, transformando, mudando com a direção que a vida leva, o vento é a continuidade. Os homens são como o Tempo, inexoráveis, destrutivos, corrosivos.
  Enfim, a saga regionalista e historiográfica de Érico Veríssimo vale a pena ser lida, principalmente pelos amantes da história , sem contar que o autor é um exímio narrador. O capítulo Ana Terra, foi publicado também, como um livro a parte, dada a importância da personagem e de sua história. Para quem estiver a fim de conhecer a história, mas está sem tempo, vale conferir nos cinemas, com certeza irá se emocionar, assim espero.



"Uma geração vai, e outra geração vem; porém a terra para sempre permanece. E nasce o sol, e põe-se o sol, e volta ao seu lugar donde nasceu. O vento vai para o sul, e faz seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo seus circuitos."  Eclesiastes - 1, 4-6.

Um comentário: